top of page
IMG_2655_edited.jpg

Sobre

O baterista Tedy Santana construiu seu estilo, buscando seu diferencial já na montagem de seu instrumento e na linguagem musical percussiva, fortemente influenciada pelos ritmos africanos e brasileiros.

BAHIA / BRASIL

Nascido e criado no Engenho Velho da Federação, bairro popular da cidade do Salvador, ainda quando menino Tedy tomou gosto pela música por influência das canções que seu pai ouvia em casa e da rádio comunitária local, que chamava sua atenção pela diversidade do repertório que tocava samba, canções nacionais e internacionais, porém sempre ao gosto do dono, o impecável Sr. Vivi das Palmeiras.

 

Foram marcantes também para Tedy, as cantigas e toques percussivos que vinham de um antigo terreiro de candomblé ao lado de sua casa, que despertaram curiosidades rítmicas. Iniciou-se na bateria seguindo as orientações do ilustre amigo Jonas, morador do bairro até hoje.

COLABORAÇÕES

Captura de Tela 2023-02-22 às 12.26_edit

Tedy já viajou o mundo acompanhando grandes artistas, como Lazzo Matumbi, Lucas Santtana, Geraldo Azevedo, Márcia Short e Claudia Moura, entre outros. Ele também é um dos fundadores do grupo Kissukilas. Encontramos sua participação em diversos CDs de renomados artistas brasileiros, como o CD "Marinês e sua gente", com Alceu Valença, Chico César, Lenine, Margareth Menezes, Genival Lacerda, Dominguinhos, Zé Ramalho e Ney Matogrosso. Acompanha muitos artistas como Elba Ramalho, Gary Willis, Companhia Brasil Brasil, Roberto Mendes ou Munir Hossn.

Tedy Santana desenvolve uma linguagem contemporânea com o Samba.

​

Através da busca por novos timbres, Tedy explora os encontros entre tradição, oralidade, inovação e contemporaneidade.

3b8bf0bf-6465-4dc0-9838-0773a0a1c739_edited.jpg

Tedy Santana e Roberto Mendes.

bottom of page